Pages

1 ano, 12 meses, 365 dias.

Hoje faz 1 ano que sai de novo da minha zona de conforto na esperança de encontrar experiências novas, mais conhecimento, desafios e afins.

12 meses de muitas mudanças e algumas provações . Emigrar é difícil. Você sai da casa que demorou anos a montar com os móveis que você gosta, com a louça bonitinha que você escolheu a dedo, com o armário feito por medida para caber todas as suas coisas como você sempre imaginou para um lugar desconhecido, onde você não tem as suas referências, onde nem sequer a língua é a mesma e você nem sabe muito bem o que vai encontrar. 

Emigrar é um desejo muito grande de melhorar. Seja a sua vida financeira, sua vida pessoal ou profissional, você não muda pensando que vai para pior. E isso gera expectativa. E a realidade é dura. Faz frio, chove muito, anoitece muito cedo. É um esforço enorme você adaptar o cérebro a falar outra língua todo o santo dia. O corpo demora algum tempo a entender que a realidade agora é outra, que o conforto do lar não existe mais e que todos os seus amigos estão em outro país e que apesar de toda a tecnologia, umas palavras bonitas no messenger ou via Skype nem sempre são suficientes. 

Mas aí o tempo passa. O Inverno acaba. Você encontra um trabalho que gosta. A Primavera começa a aparecer e de repente alguém te pergunta alguma coisa na rua e você sabe exatamente onde é e explica direitinho como chegar e como num piscar de olhos você se sente em casa. E algumas coisas começam a fazer sentido. E o corpo já se habitou aos novos estímulos e o cérebro já não estranha a diferença de língua e age normalmente como sempre fez. 

E às vezes a saudade aperta. E você revira as suas memórias e se conforta com aquilo que já viveu de bom e aceita que a escolha foi sua e tem como voltar atrás se tudo der errado mas só que você não quer voltar atrás. Porque a experiência é boa demais, enriquecedora demais, divertida demais. 

E aí você começa a pensar no futuro e em tudo aquilo que ele pode te trazer de bom. E as certezas começam a aparecer e quando você se dá conta está escrevendo um texto para o blog para assinalar que faz hoje 365 dias que você saiu da sua zona de conforto na esperança de encontrar experiências novas, mais conhecimento, desafios e afins. 

8 comments:

  1. Muito legal! Estou vivendo essa experiência há seis meses e entendo bem seu sentimento! Que suas experiências sejam ainda mais maravilhosas neste próximo ano! Felicidades e sucesso!

    ReplyDelete
  2. É muito gratificante e enriquecedor!! Muito sucesso para você também!!

    ReplyDelete
  3. Lindo texto prima! Parabéns :)
    Seja cada vez mais feliz!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada meu primo! Muitas saudades de vocês!!

      Delete
  4. Gostei de ler... às vezes mesmo com a vida estabilizada por cá e filhos e afins... gostava de arriscar e sair da minha zona de conforto.
    Muita felicidades e sucesso para ti.

    ReplyDelete
  5. Muito obrigada! Não é fácil mas é bastante libertador e nos realiza bastante! Beijinhos e muito sucesso para ti também!

    ReplyDelete
  6. Gostava de ter essa coragem. Mas ir sozinha assusta-me.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não é fácil mas é possível! Com o teu talento para a fotografia vem para fazer um curso, pela experiência, vais gostar!

      Delete