Pages

O Rio de Janeiro continua lindo.

Há 1 ano atrás estava no avião com destino ao Rio de Janeiro. Uma viagem não planeada e feita pelo pior motivo possível.

Há mais de 15 anos que não ia ao Brasil. Estava ansiosa, triste e sem saber o que esperar. Era um misto de emoções que passado 1 ano ainda consigo me lembrar.

O vôo estava atrasado mais de 4 horas e para ser sincera, aquele tempo no aeroporto me fez relaxar.

A viagem foi mais tranquila do que eu esperava. Eu, que detesto voar, que me sinto ansiosa com tudo que diz respeito a Não estar com os pés bem assentes na terra, fiquei agradavelmente surpreendida com a tranquilidade da viagem.

Chegamos ao Rio por Volta das duas da manhã. Outra surpresa com a qual não contavamos. Muito tarde, transportes publicos estavam claramente fora de questao. Táxi foi a nossa opção. Um senhor simpático e conversador, com família na Ilha da Madeira. O inicio da aventura apresentava-se para já com bons indícios. O medo da viagem foi desvanecendo até chegarmos ao destino.

Aquilo que seria uma estadia de 30 Dias transformou-se em 60 Dias e mais tarde em 90 Dias. Burocracia é a única palavra que tenho para justificar o prolongar da nossa estadia.

Mas no fundo, eu estava feliz. O Rio de Janeiro é do balacobado. São tantas cidades numa só. Todas as viagens são experiências diferentes. Todas as pessoas são uma história a parte.

Nunca me falem sobre a violência ou a falta de educação. Nunca saberei responder sobre estas questões. Durante a minha passagem pela cidade maravilhosa só me cruzei com pessoas simpaticas, alegres, felizes.

Vim de lá de coração cheio e com a certeza que os amigos que já tinha e os amigos que fiz estarão lá para me receber novamente.

Ainda que o motivo que me levou até lá tenha sido o pior possível, não deixou de ser um reencontro com pessoas que me são muito queridas e o reencontrar de uma identidade que também é minha e por muitos anos que viva fora do Brasil, sempre será minha.

A beleza natural da cidade fez com que me sentisse pequena diante dos morros que cercam toda a cidade.

O calor é avassalador e houve momentos que pensei que não iria aguentar. Dormir é uma aventura estranha quando tentamos não estar em contacto com nada que nos aqueça.

A comida é maravilhosa. Eu viveria de água de coco, pastel de queijo, pão doce, cuscus de coco e churrasco a minha vida inteira.

A Praia de Copacabana é mesmo um cartão postal e Ipanema ganhou o meu coração. A Urca é um presente da natureza.

Por tudo isso e muito mais...Obrigada Rio, a gente se vê por aí.

1 comment:

  1. Ahhhh que texto lindo e verdadeiro! E que o teu até mais, seja o mais breve possível! Saudades e contando os minutos para te ver novamente por aqui e comer muito cuscus, churrasco (que estou de devendo), pastel de queijo e a água de coco....bjus
    Sandra

    ReplyDelete