Pages

O livro que todos devemos ler

Parece meio estranho mas esta história já me acompanha há algum tempo.

Acompanho o blog A Cup of Jo há anos e é um dos meus blogs preferidos. A Joanna escreve bem e é sempre muito certeira nos temas que escolhe partilhar. 

Por vezes, as suas histórias pessoais, são partilhadas no seu blog de forma sublime e é impossível não se sentir acarinhado pelas suas palavras. 

"When Breath becomes Air" é um livro escrito por Paul Kalanithi, um neurocirurgião de 36 anos que é confrontado com cancro de pulmão inoperável. Paul era casado com Lucy, irmã gémea da Joanna, autora do blog A Cup of Jo. 

Li o post sobre o diagnóstico do cunhado, sobre a crónica que escreveu no New York Times e sobre o luto da sua família. Não ler o livro de Paul não era uma opção. 

A morte é um tema que sempre nos assusta. Perder alguém não tem explicação. Perder alguém que claramente vai cedo de mais também não tem explicação. Ser capaz de escrever um livro nestas condições é extraordinário. 

Paul faz um relato tão bonito e tão intenso sobre a sua vida, as suas escolhas, o seu amor e a sua morte. 

É tocante a forma como escolheu encarar a tragédia que se abateu sobre a sua vida. 

Ler este livro deveria ser obrigatório para todos. Até porque, como ele mesmo escreve, todos nós vamos morrer um dia e o que realmente faz a diferença é como lá chegaremos e a humanidade com que vivemos os nossos dias. 

Paul era um homem bom, no verdadeiro sentido da palavra. Um homem com consciência. Que procurou sempre a verdade do seu caminho e isso não pode deixar de ser louvado. 

Aquilo que mais me prendeu ao livro, para além do forte relato na primeira pessoa foi a sua capacidade de colocar tantas questões, tão importantes para todos nós, num só livro, por vezes numa só frase. 

Talvez todos devêssemos partir de uma única premissa: todos vamos morrer, como posso fazer a minha vida valer a pena? 

Paul e a sua esposa Lucy decidem ter filhos e prolongar o seu amor sobre a forma de uma menina, Cady. 

Foram muitos os trechos deste livro que me emocionaram mas este foi o primeiro que me fez realmente chorar: 

"What are you most afraid or sad about?" she asked me one night as we were lying in bed.
"Leaving you" I told her. 

Paul também fala da sua relação com Deus e com a fé. Fala do seu caminho de raiva, negação e aceitação. 

As últimas paginas deste livro deixaram-me de rastos. Chorei muito. Enfrentar a morte é um acto solitário. Ver alguém morrer também. É algo que nos transforma e nos acompanha e não tem explicação. 

Recomendarei este livro a toda e qualquer pessoa que procure, tal como eu, viver uma vida com significado. Por que no fim, todos vamos morrer, mas o que fazemos da nossa vida é eterno. 



Por fim, uma entrevista com o Dr. Paul Kalanithi. 

No comments:

Post a Comment