Pages

Relaxar!


O Inverno em Inglaterra é rigoroso. Faz frio, as 16h já é noite e como sempre tudo fecha muito cedo. 

Quem trabalha num escritório, das 9 às 18h pouco ou nada consegue fazer durante a semana. Ou pode sair para jantar ou pub ou pode ir ao ginásio. Ok, também temos um cinema bem amoroso mas com Netflix a £7,99 por mês a opção de pagar £9 por um bilhete de cinema é pouco apelativa. 

Isto para dizer que no Inverno os dias são muito curtos e realmente ter a sensação de descanso nem sempre é fácil. 

Com o tempo, aprendemos que a maioria dos ingleses tem o hábito de ficar em casa durante a semana, dormir cedo e acordar cedo e afinal é mais fácil do que pensamos relaxar quando estamos em casa.

São pequenos detalhes que acrescentamos ao nosso dia a dia que deixam os nossos dias mais suaves. 

Para mim, estas são as 5 coisas que me fazem relaxar quando chego a casa: 

Tomar banho: quando vivia em Portugal, sempre tomava banho de manhã antes de ir trabalhar. Sentia-me mais fresca, mais acordada. Por aqui, com temperaturas abaixo de 0 pela manhã, tirar o pijama, entrar no banho, lavar o cabelo, são tarefas que além de cansativas com o frio não são nada aconselháveis! Sair de casa quente do banho para um frio de -1 é doença na certa! Com estas mudanças, tomar banho ao fim do dia tornou-se um ritual. É a melhor forma de dividir o meu dia. Acabou o trabalho, começou o descanso. 

Ter um pijama confortável e quentinho. Ora este parece óbvio mas olha que nem sempre é fácil encontrar "o" pijama! São tantas as opções que às vezes parece um luta interminável. Mas nada se compara a sair do banho e entrar diretamente num pijama confortável e quentinho. 

Velas. Nunca liguei muito para velas. Novamente, este é um costume bastante britânico. Por todo o lado, em todas as lojas, de todos os tamanhos e preços. Velas e mais velas. De tanto vê-las aprendi a gostar e agora acender uma vela ao fim do dia, encher a casa com um aroma calmante é das melhores coisas que posso fazer. 

Ter um plano para o fim de dia. Ter um filme ou uma série para ver já escolhida. Um programa de TV, uns vídeos no youtube, um livro para ler, seja o que for. Quando me sento no sofá não gosto de procrastinar pela internet sem rumo. Se já tiver algo planeado não tenho que pensar muito - sigo o plano é já está. 

Dormir quando tenho sono. Sempre dormi muito tarde. Sempre fui daquelas pessoas que aguentava bem à noite, aguentava bem fazer diretas, sempre trabalhei por turnos e logo sempre tive que me adaptar aos meus horários mas admito que descansar não era prioridade. Em Inglaterra isso mudou. Aqui o dia começa muito cedo e eu também rapidamente me adaptei a isso. Aprendi que nada é melhor para o nosso sono do que deitar-me quando sinto que estou quase a adormecer. Nem sempre é na hora que deveria ser mas mesmo quando é mais tarde do que deveria o meu sono é muito melhor. 

São tantas as mudanças na minha rotina desde que me mudei para Inglaterra que todos os dias descubro coisas novas no meu dia a dia. 

O texto foi longo mas espero que tenham gostado e que vos ajude a relaxar! 

No comments:

Post a Comment